fbpx

Regime cumulativo e não cumulativo: confira a diferença entre eles


Qual a diferença entre regime cumulativo e não cumulativo? O imposto cumulativo é referente ao re...

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
Por

Qual a diferença entre regime cumulativo e não cumulativo?

O imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real.

 Dessa forma, a tributação muda para PIS e confins de acordo com o regime de tributação.

Então, a principal diferença entre o regime cumulativo e não cumulativo é a forma de cálculo, ou seja, pode existir uma grande diferença para empresa de acordo com o tipo de regime, impactando, inclusive, a receita dela.

  • Regime cumulativo:

De uma maneira direta, pode-se dizer que o regime cumulativo incide sobre o valor total em todas as etapas, por exemplo, ele incide sobre mais de uma etapa, desde o processo inicial até a venda final para o consumidor.

Dessa maneira, os impostos pagos\Créditos nas operações de entrada não são abatidos nas próximas operações.  Já no regime não cumulativo pode ser aplicado para o PIS e para a Confins em relação a empresas do Lucro Presumido, por exemplo.

  • Regime não cumulativo:

O regime não cumulativo é um tipo de regime de tributação em que a empresa pode abater do seu recolhimento os valores de PIS e confins que já foram recolhidos nas operações anteriores, seguindo o princípio da não cumulatividade.

No entanto, é importante ressaltar que isso não significa que a empresa está completamente livre de tributos, mas sim que ela pode abater valores já pagos em operações anteriores.

Outros exemplos de impostos não cumulativos são o IPI e o ICMS.


Descubra mais sobre Contabilidade Portal Auditoria

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.