fbpx

(DP) Departamento Pessoal 


O departamento pessoal deve estar atento às contribuições sociais e previdenciárias obrigatória...

quarta-feira, 20 de março de 2024
Por

O departamento pessoal deve estar atento às contribuições sociais e previdenciárias obrigatórias. Isso inclui o recolhimento de imposto de renda retido na fonte (IRRF), contribuição previdenciária (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o envie dos eventos de SST

 Veja as rotinas, funções e como funciona: 

O departamento pessoal deve estar atento às contribuições sociais e previdenciárias obrigatórias. Isso inclui o recolhimento de imposto de renda retido na fonte (IRRF), contribuição previdenciária (INSS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o envie dos eventos de SST  entre outros. 

Essas informações são principalmente transmitidas pelo sistema do E-social, Fgts Digital e a Dectf Web.  

Quais as principais atribuições da área de Departamento Pessoal? 

Para entender melhor a importância do Departamento Pessoal, vamos destacar algumas de suas principais funções: 

1. Admissão de colaboradores:  Conduzir o processo de contratação de novos colaboradores, realizando a coleta de documentos, a elaboração do contrato de trabalho e os registros necessários. 

2. Cálculo de folha de pagamento: O cálculo dos salários e benefícios dos colaboradores, considerando os descontos legais e as bonificações. 

3. Gestão de férias e afastamentos: O controle de férias e afastamentos é uma atribuição do Departamento Pessoal, garantindo que os colaboradores possam usufruir de seus direitos de descanso e licenças quando necessário. 

4. Controle de ponto e horas trabalhadas: Acompanha a jornada de trabalho dos colaboradores, registrando as horas trabalhadas e controlando eventuais horas extras. 

5. Cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias: O setor é responsável por assegurar que a empresa esteja em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas, evitando problemas legais e prejuízos financeiros. 

6. Atendimento aos colaboradores: Tambem e o ponto de contato para os colaboradores quando surgem dúvidas ou questões relacionadas aos seus direitos e benefícios na empresa. 

7. Controla os exames periódicos: As empresas têm várias responsabilidades para manter seu funcionamento totalmente operacional. Uma delas é a realização de exames periódicos para funcionários contratados pelo regime CLT. 

8.Conttola os Planos de trabalho como: PCMSO, PGR, LTCAT.  

9. Gestão de benefícios: O departamento Pessoal cuida da administração de benefícios, como vale-refeição, vale-transporte, planos de saúde e outros. 

10. Demissão e rescisão de contratos: Quando um colaborador deixa a empresa, o Departamento Pessoal é responsável por conduzir o processo de rescisão do contrato de trabalho, garantindo que todos os direitos sejam respeitados. 

11. Elaboração de contrato de trabalho: Existem vários tipos de contrato que podem fazer a diferença nas questões de coleta das informações e dados necessários para a sua construção. Veja a seguir alguns : 

  • Contrato de trabalho por prazo indeterminado; 
  • Contrato de trabalho por prazo determinado; 
  • Contrato de trabalho temporário; 
  • Contrato de trabalho eventual;  
  • Contrato de trabalho intermitente; 
  • Contrato de trabalho parcial;
  • contrato de trabalho Verde e Amarelo; 
  • Entre outros. 

As atividades do DP são operacionais, porém dinâmicas — todos os meses, os processos devem ser concluídos observando prazos e legislação, mas no trajeto podem acontecer admissões, demissões, acidentes de trabalho e férias. 

Além disso, os cálculos do departamento pessoal exigem, além de atenção, perícia nos cálculos e olhar crítico diante dos processos. A estrutura é relativamente simples, mas exigente. 


Descubra mais sobre Contabilidade Portal Auditoria

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.