fbpx

Contabilidade e decisões estratégicas


     E responsável por de reunir todos os outros departamentos Fiscal, Pessoal, Patrimonio, Fin...

segunda-feira, 18 de março de 2024
Por

finalidade da contabilidade!.

Escrituração Contábil ou Departamento Contábil

          O Departamento Contábil coleta e analisa dados de vários setores para gerar relatórios como Balancete e DRE, fundamentais para a gestão empresarial tomada de decisões. A contabilidade serve para avaliar desempenho econômico e patrimonial, auxiliando usuários internos e externos, desde administradores até governos e investidores.

Responsavel pela geração:

  • Balancete;
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
  • Entre outros.

Responsavel pela Engrega das Declarações:

Responsavel pela Engrega das Declarações:

obrigatoriedade assessoriais.

Escrituração Contábil Digital – ECD
Escrituração Contábil Fiscal – ECF
Outro departamento muito importante da contabilidade conhecida como departamento Escrita Fiscal.

A escrituração Contábil é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas.

Qual é a finalidade da contabilidade?

A contabilidade assume um papel e tem como finalidade ser a ciência da riqueza, ou seja, os dados coletados são analisados dentro da gestão da empresa e é possível tomar decisões influenciadas pelos resultados.

São dados econômicos coletados, mensurados, registrados e organizados em forma de relatórios e comunicados, criado por um contador, especialista na área, para auxiliar no direcionamento das estratégias da empresa.

Com a contabilidade é possível medir os resultados das empresas, avaliando o desempenho dos negócios, e, a partir daí, dar diretrizes para as tomadas de decisões deixando claro, assim, qual o objetivo da contabilidade para as empresas. 

Quais são os usuários da contabilidade?

Os usuários da contabilidade são pessoas que buscam avaliar a situação patrimonial de uma empresa, além de buscarem organização financeira e gestão evitando problemas com o fisco.

Podem ser internos e externos, como:

1.   Internos

Usuários internos são aqueles que estão diretamente relacionados à atividade rotineira da empresa e utilizam os dados contábeis em suas funções.

Administradores;

Proprietários, acionistas ou investidores;

Contadores e Auditores internos;

Outros funcionários.

2. Externos

Usuários externos são aqueles que apenas se interessam pelos dados contábeis, sem participar ativamente dos processos da empresa, como:

  • Governo;
  • Bancos;
  • Fornecedores;
  • Acionistas potenciais;
  • Outros interessados.

Descubra mais sobre Contabilidade Portal Auditoria

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.